segunda-feira, 16 de junho de 2008

Jogador vira piloto profissional no game de corrida ‘Grid’


Existe algo de errado quando uma batida no muro a mais de 200 km/h se transforma em um dos fenômenos mais deslumbrantes da natureza? Em "Race driver: Grid" isso acontece sempre que a adrenalina explode e você esquece que acelerador não é brinquedo. Arranhões na lataria, estilhaços de vidro e pára-choques que ficam pelo caminho serão as testemunhas incontestáveis de cada barbeiragem que você cometer por essas pistas - desde os EUA até o Japão.

Com visual realista e nível de pilotagem bastante exigente, "Grid" está entre os grandes do ano e é obrigatório na coleção de quem desconfia que jogos de corrida um dia serão compreendidos pela psicologia moderna. O único porém é que o jogo pode parecer exigente demais à primeira vista.Produzido pela Codemasters, especialista em jogos de corrida como a série de rally "Colin McRae", "Grid" é um simulador de corrida que permite ao jogador gerenciar sua carreira correndo em eventos divididos em três ligas: América, Europa e Japão. Além de pilotar, você toma conta da equipe. Escolhe nome, define o visual dos carros e negocia os patrocínios mais vantajosos. "Grid" está disponível para PC, Xbox 360, PlayStation 3 e o portátil Nintendo DS.

Para o que der e vier
Se você vai jogar "Grid" no PC, procure conseguir um bom controle (gamepad), já que será frustrante manobrar Porsches e Mustangs usando o teclado. O jogo oferece uma série de ajustes de direção, incluindo auxílios mecânicos para os jogadores iniciantes, mas nada disso torna a experiência tão simples como em jogos "arcade" da série "Need for speed", por exemplo.
A visão de dentro do carro é uma das mais emocionantes (e arriscadas)

Para se dar bem nas três ligas, você deverá dominar cada tipo de carro, desde os clássicos "muscle cars" até carros modernos tunados, e cada modalidade de corrida. Elas podem acontecer em circuitos de rua (apertados, sem chance para erros), pistas oficiais (24 horas de Le Mans) ou até em arenas improvisadas de derrapagem (drift), no Japão. Mas não é preciso ser expert em todos os estilos para avançar. Você pode escolher de quais torneios vai participar e ainda tem a alternativa de comparecer como "convidado especial" em eventos paralelos para aumentar sua reputação.
O mundo não pára
"Grid" leva o tema corrida de carros a sério. Uma batida na lateral arranha a pintura do carro. Um toque mais violento em outro carro compromete a roda, que passa a "puxar" o carro e afetar o rendimento na pista. Até mesmo os rivais, controlados pelo computador, erram – ao contrário de muitos jogos com a inteligência artificial automática.

A modalidade 'destruição' significa: pára-choques caídos pelo caminho

Não é raro ver rivais derrapando, perdendo o controle na curva e causando acidentes monumentais. Os pedaços quebrados, de pára-choques a aerofólios, ficam na pista até o fim da corrida, em uma espécie de "mundo persistente" em que cada ação traz uma conseqüência.
Homem de negócios
Quanto mais dinheiro você ganha nas competições, mais alto é o lugar ocupado por sua equipe no ranking. Ao final de cada temporada são divulgados os resultados gerais, e é bom vencer eventos se quiser se destacar entre centenas de rivais.



Uma peça importante na estratégia é a escolha dos patrocinadores que vão ser exibidos em seu carro. Provavelmente, você vai ignorar aspectos visuais e escolher "quem paga mais". No início, marcas desconhecidas prometem cerca de US$ 3mil (virtuais, claro) por qualquer corrida que você complete. Quando seu status aumenta, surgem marcas reconhecidas pagando muito mais – incluindo um site de leilões da vida real que tem seu merchandising em "Grid".

Vem de "Prince of Persia" uma das "novidades" de "Grid". É possível voltar no tempo para corrigir uma entrada de curva errada ou uma tentativa de ultrapassagem que terminou na caixa de brita. Os chamados "flashbacks" são limitados, e variam em quantidade de acordo com a dificuldade escolhida. O funcionamento é simples: tendo batido ou não, você acessa o menu de replay e escolhe algum ponto para retomar a corrida. Mas não se assuste se continuar errando na mesma curva várias vezes: "Grid" é mesmo complicado.

Mas tanta dificuldade traz recompensas. Os cenários, as pistas e o "feeling" de estar dirigindo um carro em alta velocidade, fazendo curvas perfeitas e lutando por lugares e voltas mais rápidas, dá a sensação de "dever cumprido" a cada evento vencido.

0 comentários: