Existe algo de errado quando uma batida no muro a mais de 200 km/h se transforma em um dos fenômenos mais deslumbrantes da natureza? Em "Race driver: Grid" isso acontece sempre que a adrenalina explode e você esquece que acelerador não é brinquedo. Arranhões na lataria, estilhaços de vidro e pára-choques que ficam pelo caminho serão as testemunhas incontestáveis de cada barbeiragem que você cometer por essas pistas - desde os EUA até o Japão.
Se você vai jogar "Grid" no PC, procure conseguir um bom controle (gamepad), já que será frustrante manobrar Porsches e Mustangs usando o teclado. O jogo oferece uma série de ajustes de direção, incluindo auxílios mecânicos para os jogadores iniciantes, mas nada disso torna a experiência tão simples como em jogos "arcade" da série "Need for speed", por exemplo.

"Grid" leva o tema corrida de carros a sério. Uma batida na lateral arranha a pintura do carro. Um toque mais violento em outro carro compromete a roda, que passa a "puxar" o carro e afetar o rendimento na pista. Até mesmo os rivais, controlados pelo computador, erram – ao contrário de muitos jogos com a inteligência artificial automática.
Quanto mais dinheiro você ganha nas competições, mais alto é o lugar ocupado por sua equipe no ranking. Ao final de cada temporada são divulgados os resultados gerais, e é bom vencer eventos se quiser se destacar entre centenas de rivais.
Uma peça importante na estratégia é a escolha dos patrocinadores que vão ser exibidos em seu carro. Provavelmente, você vai ignorar aspectos visuais e escolher "quem paga mais". No início, marcas desconhecidas prometem cerca de US$ 3mil (virtuais, claro) por qualquer corrida que você complete. Quando seu status aumenta, surgem marcas reconhecidas pagando muito mais – incluindo um site de leilões da vida real que tem seu merchandising em "Grid".
Vem de "Prince of Persia" uma das "novidades" de "Grid". É possível voltar no tempo para corrigir uma entrada de curva errada ou uma tentativa de ultrapassagem que terminou na caixa de brita. Os chamados "flashbacks" são limitados, e variam em quantidade de acordo com a dificuldade escolhida. O funcionamento é simples: tendo batido ou não, você acessa o menu de replay e escolhe algum ponto para retomar a corrida. Mas não se assuste se continuar errando na mesma curva várias vezes: "Grid" é mesmo complicado.
Mas tanta dificuldade traz recompensas. Os cenários, as pistas e o "feeling" de estar dirigindo um carro em alta velocidade, fazendo curvas perfeitas e lutando por lugares e voltas mais rápidas, dá a sensação de "dever cumprido" a cada evento vencido.
0 comentários:
Postar um comentário