terça-feira, 16 de setembro de 2008

Torneio define 'seleção brasileira' para mundial dos games na Alemanha

Etapa nacional da World Cyber Games (WCG) classificou 17 jogadores. Final mundial acontece em novembro, na cidade de Colônia.

















Se nas Olimpíadas reais o Brasil ainda está longe de chegar entre os primeiros, nos esportes virtuais a situação muda: o país é o quinto no ranking geral da World Cyber Games (WCG), considerada a Olimpíada dos jogos eletrônicos. Neste final de semana, em São Paulo, foi formada a nova delegação brasileira, com 17 ciberatletas que vão à Alemanha em novembro para lutar por medalhas.
Os jogadores classificados vão representar o Brasil nos games “Counter-Strike” (tiro), “Halo 3” (tiro), “Guitar hero 3” (música), “Fifa 08” (futebol), “Age of empires 3” (estratégia), “Need for speed pro street” e “Asphalt 4” (corrida) e “Carom 3D” (sinuca).

A final mundial acontece em Colônia (Alemanha) entre os dias 5 e 9 de novembro. Uma das principais competições de games do mundo, a WCG existe desde 2001, e já teve a final mundial em países como EUA e Itália. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking geral da competição, seguido de perto por Rússia e China. A líder é a Coréia do Sul, que aparece à frente de Alemanha, Estados Unidos e Holanda. O
melhor resultado dos brasileiros na WCG foi em 2007, com duas medalhas de ouro (em “Need for speed carbon” e “Carom 3D”) e uma de bronze (“Carom 3D”).

Novos jogos “Guitar hero 3” e “Halo 3” foram as duas principais novidades na WCG 2008. O primeiro, sucesso no gênero dos jogos musicais, contou com um palco no centro do evento, montado no pátio de uma universidade de São Paulo. As disputas entre os jogadores eram acompanhadas como se fossem shows, concentrando a atenção do público. O vencedor foi Cássio Pisapia de Almeida, que na semana anterior já havia vencido outro torneio de “Guitar hero 3”.
Tradição
O vencedor de um dos jogos mais tradicionais dos torneios de games foi um time igualmente tradicional: o MiBR, considerado o melhor do Brasil, principalmente depois da “aposentadoria” dos rivais g3X. A equipe, com uma formação nova (e inédita), venceu com certa facilidade o time Crashers na final e parece animada com a classificação.

“Depois de várias trocas, essa é a formação definitiva”, diz Renato “nak” Nakano, que voltou à equipe depois de uma temporada com o time Rio Sinistro. Antes da final na Alemanha, o MiBR tem pela frente outros dois campeonatos internacionais, mas os jogadores ainda não sabem se vão disputá-los. A única certeza, por enquanto, é treinar para a WCG – seja em São Paulo, seja nas partidas on-line.

Além de aumentar os troféus do currículo, o MiBR tenta quebrar um tabu: “Counter-Strike” nunca deu medalhas ao Brasil na história da WCG.
O “Counter-Strike” feminino também teve vez na arena da WCG – mas as partidas aconteceram em uma espécie de “torneio paralelo”, já que não existe a categoria feminina na Olimpíada dos Games. As garotas do time LadieS, que voltaram a jogar juntas após um ano, foram as vencedoras, derrotando a equipe aiMuse SP por 16 a 11 na final. A WCG 2008 também tinha estandes em que o público podia jogar. “Guitar hero 3”, “Ninja Gaiden 2”, “Lost planet” e “GetAmped” eram alguns dos jogos disponíveis

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